Parceria

PARCERIA

CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco

 

A CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, é uma associação sem fins lucrativos, de natureza privada, constituída em Agosto de 2010. Detida na sua maioria pelo Município de Castelo Branco, tem como associados o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro. A Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar é detentora e gestora do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar e do CEi – Centro de Empresas Inovadoras.

O Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar do Centro é constituído por três unidades laboratoriais (físico-química, microbiologia e análise sensorial) e por quatro unidades de desenvolvimento tecnológico (lácteos, cárneos, azeites e hortofrutícolas). O CEi é uma instituição de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial, com valências de incubação, fabricação e prototipagem.

A Associação no seu conjunto está vocacionada para a investigação, desenvolvimento, transferência de tecnologia e formação, com principal foco no setor agroalimentar.

150cataa
200acicb

ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa 

 

A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, é uma pessoa coletiva de utilidade pública, ditada de personalidade jurídica sem fins lucrativos, que presta serviços à comunidade civil e às autarquias ou organismos dependentes da Administração Central.

ACICB é composta por associados que exercem atividades no setor do comércio, indústria e serviços sob qualquer das suas formas. Atualmente a ACICB tem 865 sócios sendo a maior parte oriundos do Concelho de Castelo Branco (792), seguindo-se Idanha-a-Nova (49 sócios) e Vila-Velha de Ródão (18 sócios), sendo os restantes provenientes de Proença-a-Nova, Mação e Vila de Rei.

Ao longo da sua história com mais de um século, a ACICB sempre procurou acompanhar de perto os seus associados, no âmbito da informação e execução de tarefas, conseguindo sempre adaptar-se a todas as transformações sociais e geográficas que têm vindo a acontecer.

A ACICB tem como missão a defesa e promoção das atividades económicas no seu território de atuação e, em particular, dos seus associados, a nível regional, nacional e internacional.

Cabe assim à ACICB o desenvolvimento de atividades de serviços, de promoção de negócios e investimentos, informação e apoio técnico, formação profissional e ensino técnico-profissional, arbitragem comercial representação dos legítimos interesses da comunidade empresarial e em particular dos associados, junto do poder local e central, colaboração com a administração pública, com organismos congéneres nacionais e estrangeiros e ainda com outras entidades que promovam o desenvolvimento das relações comerciais com a Região.

ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola

 

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é uma entidade reconhecida como instituição de utilidade pública e registada como ONG para o desenvolvimento, constituída em 1980, com sede em Mértola e uma longa experiência na execução de projetos ao nível local, regional, nacional e transnacional. Centra a sua atividade na capacitação dos indivíduos e na promoção dos recursos endógenos, através de projetos que desenvolve individualmente ou em parceria.

Detentora de uma experiência de 36 anos de trabalho em meio rural, a intervenção da ADPM é protagonizada em diferentes áreas de trabalho, tais como: Extensão rural e ambiente, Empreendedorismo, Desenvolvimento Local e Cooperação Transfronteiriça, Educação e Formação, Intervenção Social, Cooperação com países terceiros, Animação comunitária.

A metodologia de trabalho da ADPM centra-se na investigação-ação, na participação ativa dos atores, no trabalho em parceria com entidades de diferentes naturezas, na articulação de recursos endógenos e exógenos numa lógica de fertilização, fatores que permitiram ao longo dos anos dinamizar centenas de projetos com diferentes objetos de intervenção, tipologias, parcerias e fontes de financiamento e, consequentemente, adquirir uma sólida experiência.

Na área do empreendedorismo a ADPM tem vindo a apoiar através de estratégias e planos a instalação de novos empresários na região, principalmente ligados à atividade agrícola de qualidade e especializada. Neste âmbito e como reconhecimento das suas competências de transferência e capacidade de criação de sinergias a ADPM integra o Conselho estratégico da Rede INOVAR que reúne 79 entidades parceiras nomeadamente instituições I&D,

associações, federações, confederações, polos e clusters. Esta estrutura imparcial e equidistante está dedicada ao sector agrícola, alimentar e florestal nacional e foca-se na inovação e na transferência de conhecimento e tecnologia.

150adpm
250acicb

AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima

 

A Associação Comercial de Ponte de Lima foi constituída em 1905 como Associação, tendo como missão defender os interesses e investigar as necessidades do comércio e indústria do concelho de Ponte de Lima.

Associação Empresarial tem por objeto a defesa dos legítimos interesses e direitos de todos os empresários, seu prestígio e dignificação, prosseguindo os seguintes objetivos:

    • Contribuir para o harmónico desenvolvimento da economia nacional, com particular atenção pelos comerciantes e industriais da sua zona;
    • Criar e manter serviços técnicos de informação e estudo, prestando às empresas as informações solicitadas, bem como o apoio técnico e consultadoria nos moldes e condições que as sucessivas gerências entenderem adequados;
    • Promover a valorização profissional dos gestores e trabalhadores das empresas através da formação profissional e suas formas de aprendizagem, especialização, reclassificação, reciclagem, promoção e aperfeiçoamento, de acordo com as suas possibilidades financeiras;
    • Estudar e propor a solução dos problemas que se refiram aos horários de funcionamento dos estabelecimentos dos ramos de comércio e indústria.

A AEPL tem a missão, desde a sua constituição, o desenvolvimento de conjunto de atividades em que procura, de uma forma inequívoca, defender os interesses dos seus associados e potenciar o seu desenvolvimento, prestando um conjunto de serviços em questões relacionadas com a sua atividade comercial.